domingo, 6 de setembro de 2009

o telão painel cenário quadros



essas duas fotos acima são só para ilustrar o percurso e tranformação do quadro abaixo. a primeira foi clicada pelo alaor,na década de oitenta, quando das pinturas dessa tela de aproximadamente 800x800 cms, sobre a laje de uma casa. o pano era preto e tinha a função de servir de fundo de palco do show via lactea do músico lô borges. pintei nele, uma parte do planeta terra e o espaço sideral, a parte do planeta se fundia ao palco numa espécie de curva fazendo um fundo infinito usado em estúdios fotográficos. no espaço, em primeiro plano uma lua e depois milhares de estrelas. esse painel acompanhou o lô borges por vários shows , num realizado em um campo de futebol em montes claros, foram montadas duas torres de onze metros cada e o painel costurado em um cabo de aço preso a elas. o painel era feito de várias tiras costuradas umas as outras, e durante a madrugada esse painel foi roubado ficando só uma das tiras de 800x120 cms. anos depois ele foi recuperado, mas a tira que tinha sobrada já tinha se diluido em experiências. na foto do alaor eu estou com o pincel em chamas numa alusão ao pintar o sol. se quer ver melhor, clique na foto para ampliá-la.
a segunda foto, do sérgio castro/folha imagem foi clicada na década de noventa em são paulo, nela estou pintando o quadro abaixo num evento em que alguns artistas brasileiros e outros argentinos pintamos ao vivo durante 3 dias os trabalhos para a exposição projeto babel, no sesc pompéia. eu estou finalizando o meu quadro em que utilizo como tela um pedaço do painel. depois que ele foi recuperado do roubo em moc, eu o usei como cenários ou parte deles em vários shows e eventos, inclusive em minhas óperas visuais. num desses, que foi a abertura da minha exposição no café urrubu, no teatro universitário, aproveitando o espaço e o material humano, construí treis cenários dentro do espaço do colégio e junto as atrizes e atores realizamos uma super abertura performática de: diários, crônicas da urbs. depois de desmontados êsses cenários, o material ficou acondicionado e guardado na escola. durante uma madrugada um casal talvez estimulados por filmes de casais e violência que faziam sucesso à época, saltaram o muro, espancaram o velho vigia e atearam fogo na escola, fogo que não se propagou muito, mas dentre as perdas estava o painel. dele consegui salvar esse pedaço, que levei pra fazer o meu trabalho pra exposição em são paulo.











esse quadro mede 200 x 200 cms tecido montado sobre chassi de aglomerado, e foi pintado com pva, tintas a óleo e acrílica, e está a venda por r$ 4 800,00.

se veio a este post através do papel elétrico e quer voltar : http://gilbertodeabreubr.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário